ESSE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO

O SINTECT-MG ESTÁ COM UM NOVO BLOG
ACESSE WWW.SINTECTMG.WORDPRESS.COM

sábado, 20 de outubro de 2012

TRT -MG aprova proposta do PSDB contra os trabalhadores

Copasa - Sindágua-MG

Burocracia sindical dos Sindágua-MG, Saemg e Senge, aprovam proposta do TRT- MG(Tribunal Regional do Trabalho), impondo aos trabalhadores da Copasa um acordo salarial que mantém o arrocho salarial e a quebra da isonomia salarial
Em assembleia realizada no último dia 16, em Belo Horizonte, a burocracia sindical que dirige os aparelhos sindicais dos trabalhadores da Copasa-MG (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) conseguiu aprovar a proposta de reajuste salarial do governo do PSDB.

A burocracia aceitou a intervenção do TRT-MG assinando em baixo da proposta dos juízes biônicos. Com a assinatura do acordo, a convocação da greve, programada para esta semana, foi cancelada.

Sem a mobilização dos trabalhadores, o TRT impôs a proposta apresentada pela empresa aos trabalhadores, ou seja, um reajuste de 4,88%. “Apesar da decisão pelo acordo coletivo, a categoria manifestou toda a sua contrariedade em razão de a empresa não ter evoluído na discussão para o fim da política de porte, que estabelece uma situação de quebra de isonomia em todo o Estado, e também pela negativa patronal de não rever a escala de salários dentro do plano de cargos, mantendo distorções que penalizam os trabalhadores (...)” (cut.org.br).

O PSDB utiliza os juízes para atacar os direitos dos trabalhadores. O plano do governo é de liquidar por completo a isonomia salarial, quebrando o princípio de que para trabalho igual deve corresponder salário igual.

O fim da isonomia também estabelece a divisão da categoria, quebrando a unidade dos trabalhadores que servirá para diluir a força e o poder de pressão dos trabalhadores contra os patrões. É um ataque, nesse sentido, diretamente à campanha salarial, ou seja, ao salário e aos benefícios econômicos conquistados pelos trabalhadores.

O acordo imposto pelos juízes do TRT é mais uma demonstração que a Justiça é utilizada para garantirá os interesses patronais por meio da intervenção na organização sindical.

A intervenção nos sindicatos é um mecanismo utilizado pela burguesia para tentar acabar coma a organização dos trabalhadores. Em diversas categorias, a burocracia sindical (tropa de choque dos patrões) não conseguiu dobrar a luta dos trabalhadores, então a Justiça é acionada para impedir a luta e impor a vontade dos patrões.

Os trabalhadores não podem aceitar qualquer intervenção nos rumos da campanha salarial. A liberdade de organização sindical é fundamental para a luta da classe trabalhadora. Os trabalhadores só podem confiar em seus próprios meios de luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário