ESSE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO

O SINTECT-MG ESTÁ COM UM NOVO BLOG
ACESSE WWW.SINTECTMG.WORDPRESS.COM

sábado, 21 de abril de 2012

Ato do PCO terá como eixo a luta contra as privatizações dos governos PT e PSDB


O Partido da Causa Operária, juntamente com outras organizações, está chamando um ato de 1º de Maio independente e de luta, tendo como proposta levantar as principais bandeiras de luta dos trabalhadores e estudantes nos últimos anos 
No ato de 1º de Maio que o Partido da Causa Operária estará realizando este ano juntamente com outras organizações, o eixo central das intervenções será a campanha nacional contra as privatizações e em particular a dos Correios que vem mobilizando a categoria há alguns anos. Os Correios são atualmente a maior estatal do Brasil em termos de funcionário e desde o governo de FHC tem estado na mira da política de privatizações que foi continuada no governo Lula e está sendo levada a cabo no atual governo de Dilma Rousseff.
Este será o sexto ato de 1º de Maio que o PCO realiza de maneira independente do governo, da burguesia e do peleguismo sindical em geral. Além do PCO, chamam também este ato a Corrente Sindical Nacional Causa Operária, a Corrente Nacional de Oposição Ecetistas em Luta, a Aliança da Juventude Revolucionária, o Coletivo de Negros João Cândido e o Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo.
Além da luta contra a privatização dos Correios, outro tema que terá grande destaque no ato desde ano será a luta contra a privatização da Universidade de São Paulo, a maior da América Latina. Se a privatização dos Correios vem sendo organizada pelo PT, a da USP está nos planos do PSDB, o que revela que a política de privatizações é uma diretriz geral da burguesia nacional diante do agravamento da crise capitalista. As privatizações são produto direto da pressão que capitalistas nacionais e internacionais vêm exercendo sobre o governo brasileiro.
Há diversos outros casos de privatizações que vem sendo realizadas, todas elas de forma quase que conspirativa, sem que a população se dê conta. Casos assim são os chamados “leilões” dos maiores aeroportos do país, que vem sendo entregues para grandes grupos de capitalistas; ou também as novas linhas do Metrô, que, construídas através das chamadas PPPs, Parcerias Público Privadas, já nascem privatizadas, administradas por particulares em concessões que duram cerca de trinta anos, ou seja, arrendamentos de longo prazo que tem o mesmo efeito prático que teria a venda dessas empresas. Logicamente que os governos Federal e estaduais negam veementemente que qualquer privatização venha ocorrendo.
É buscando organizar uma luta ampla contra este gigantesco ataque dos governos e da burguesia aos maiores patrimônios da população brasileira que o PCO e demais organizações colocaram as privatizações como o eixo do Dia de Luta dos Trabalhadores deste ano.
Além do ato político propriamente, na parte da tarde haverá também o 1º de Maio Cultural organizado pelo Centro Cultural Benjamin Péret em parceria com o PCO, que também é tradicionalmente organizado na parte da tarde, com espetáculos de música e teatro entre outras.
Para maiores detalhes sobre o 1º de Maio acompanhe nossas publicações ao longo desse mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário