ESSE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO

O SINTECT-MG ESTÁ COM UM NOVO BLOG
ACESSE WWW.SINTECTMG.WORDPRESS.COM

segunda-feira, 8 de abril de 2013

PLR nos Correios: Golpes, mentiras, trições e exploração

Entenda os principais problemas envolvendo as discussões da PLR desse ano
 

Quem não quer negociar

A direção da ECT mente para a categoria dizendo que a Fentect não negocia. 

O que ocorre na realidade é que a empresa sequer tem um balanço financeiro para apresentar para os trabalhadores. O que a empresa chama de negociação é uma faca no pescoço. Ela quer que a Fentect engula a seco tudo o que ela impõe. A comissão de negociação da ECT simplesmente ignora a reivindicação de R$ 2.500,00 para todos. Ela não quer discutir nenhum valor, simplesmente quer que a Fentect aceite que os trabalhadores vão ganhar cinco vezes menos do que os altos diretores. A empresa quer ainda que a Fentect aceite critérios condicionantes para o pagamento da PLR. O que a ECT chama cinicamente de “negociação” é uma tentativa de impor unilateralmente uma série de regras desfavoráveis aos trabalhadores.

O que são os critérios

Os critérios que a empresa quer impor aos trabalhadores são condicionantes para o recebimento da PLR. Existem vários critérios, os mais  comuns são as faltas, os afastamentos, as advertências e o GCR. Assim, se o trabalhador faltar um determinado número de dias, ele perde a PLR. Se o trabalhador ou trabalhadora tiver afastado por licença médica não importa se por acidente de trabalho ou não, ele perde a PLR. Se houver o trabalhador protestar dentro do setor e o chefe o perseguir com advertências, ele perde a PLR. Se o chefe der um GCR baixo, o trabalhador perde a PLR. Se vai ser o valor integral ou apenas parte da PLR, depende da frequência que ocorrerem todos esses condicionantes.

Não é difícil de perceber que os critérios são chantagens da empresa para obrigar o trabalhador a ser o mais obediente e nem assim vai adiantar. É uma maneira de aumentar a exploração e aumentar a pressão dentro dos setores, já que o trabalhador vai ficar nas mãos dos chefes, que todo mundo sabe, só defendem os que são seus cupinchas. Depois de tudo isso, se o trabalhador tiver “sorte”, ele vai receber uma merreca de PLR, como sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário